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  • Cami Martignago

Cuide do seu bem-estar físico e mental através de Mindfulness

Atualizado: Set 28

Quem me conhece sabe o quanto sou agitada e ansiosa, daquelas que faz mil coisas ao mesmo tempo, sem prestar 100% de atenção em nenhuma delas.


Ás vezes me pego cozinhando e quando vejo larguei a geladeira aberta, a torneira vazando a comida queimando, aí saio correndo e trombo na porta que larguei aberta, ou seja, o caos!rs Esse é apenas um exemplo das trapalhadas que faço, que inclusive resultaram no apelido carinhoso que meu marido me deu de "Patinha de elefante" kkkkk

Após algumas sessões de terapia, comecei a reparar o quanto isso era constante em tudo que eu faço, tomando banho, comendo, vendo TV, sempre estou com pressa (mesmo sem estar) ou fazendo pelo menos duas coisas ao mesmo tempo! E quando chega o final do dia, lógico que estou emocionalmente exausta. Faz bastante tempo que tenho tentado mudar isso, mas na correria da rotina nunca consigo!


Nessa última semana estou em isolamento na minha casa, pois meu marido está com Covid-19, então a carga de trabalho e funções de casa aumentaram bastante, já que estou fazendo tudo sozinha e servindo ele que não sai do quarto ☹️ Mas por que estou falando isso? Esses dias me vi em uma situação atípica onde a correria e afobação estavam acabando comigo. E ao dividir isso com minha psicóloga em forma de pedido de ajuda, ela me passou um programa de Mindfulness que está me ajudando muito.


Já tinha lido a respeito e tentado começar algumas vezes, mas acho que nunca tinha me despertado tanto interesse como agora, talvez pelo momento que estou ou pela profissional/programa que realmente me conquistou então resolvi compartilhar aqui!


Pra quem não sabe Mindfulness significa consciência e foi traduzida para o português como Atenção Plena. É a habilidade de observar cada instante, com uma atitude interessada, curiosa e gentil. É estar consciente daquilo que você está fazendo, no momento em que está fazendo (que hoje é meu maior desafio), e os benefícios da prática são inúmeros!


Quais são os benefícios?


Estudos sobre neuroplasticidade apontam que o que fazemos, pensamos e como/em que concentramos nossa atenção, podem alterar a estrutura e funcionamento do cérebro.

Não é à toa que a prática de Mindfulness tem sido objeto de estudo de milhares de pesquisas ao redor do mundo: treinar a atenção pode promover mudanças de comportamento, mas os resultados podem ser observados também no seu cérebro.


Após algumas semanas de prática, a atividade nas áreas do cérebro responsáveis pelo aumento na capacidade de concentração, memória e aprendizagem, regulagem de humor e inteligência emocional, se mostram mais ativas, enquanto a que produz grande parte dos efeitos desagradáveis do estresse se "acalma".


Inúmeros estudos comprovaram a eficácia dessa técnica no auxílio ao tratamento de depressão, ansiedade, estresse e até dores crônicas. Outros estudos demonstram que os praticantes regulares vão menos ao médico, já que o sistema imunológico se fortalece e outras funções do corpo também se equilibram. Além disso, a memória, a resiliência, a performance e a criatividade também podem ser impactadas positivamente.


Vivenciar plenamente cada momento, percebendo o que se passa no seu corpo e no mundo ao seu redor, oferece novas perspectivas sobre situações já conhecidas.

Como começar?


Se interessou e quer trazer esses benefícios para sua vida? Comece o curso comigo, tenho certeza que você vai se encantar com a Thaís Requito, ela é formada pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford e tem um programa incrível de 8 semanas (com vídeos e meditações guiadas), clique aqui para acessar o curso e já começar. Eu aposto que a prática vai mudar seu bem-estar físico e mental. Eu estou no terceiro dia e já senti muitaass melhoras na minha rotina :)


Depois me conta aqui se começou e como está sendo, vou amar saber!

Beijos Cami 😘


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