Buscar
  • Luciana Donaire

O charme da cafeteira estilo Chemex.

E um passeio pela França.




Recentemente fui a França, e em um dia de passeio em que o sol brilhava, o céu estava azulzinho, e claro, um frio de rachar, a nossa vontade era de encontrar um lugarzinho bem gostoso para tomar um café.


Andando em uma vila linda demais, em uma cidade medieval, encontramos uma casinha de madeira, bem aconchegante, com confortáveis poltronas de couro e uma lareira que estava “estalando”.




Foi neste café que conhecemos o Paul, um atendente super simpático que fez o maior esforço para entender meu francês “arrastado” e com ele que aprendi um pouco sobre métodos de fabricação de café.

É como vinho ou chocolate, café pode variar bastante de sabor de acordo com o tipo de técnica de torrefação.

Já estou acostumada a beber o café de uma clássica máquina de café expresso ou da prensa francesa, que usamos diariamente em casa, mas eu nunca havia tomado café Chemex antes.


À primeira vista, duas sensações, a de me apaixonar pelo design da cafeteira, que é toda de vidro e tem um “colar“ de madeira, e a aparência do café, que parecia mais claro que o normal, o que me deixou com o pé atrás, mas foi aí que o Paul explicou tudo.


No meu primeiro gole eu realmente gostei do aroma leve mas vibrante desse tipo de café, achei mais fácil digerir e menos ácido, era uma xícara de café limpa, pura e saborosa, sem amargor ou sedimento, daí o aspecto claro do café uma vez fabricado.


Encatanda com o lugar em que estávamos, com o atendimento do Paul, com o café delicioso, posso dizer que foi um dia especial na França.


Sem dúvida alguma, quis trazer a cafeteira pro Brasil :)


É bastante simples fazer seu café, aqui estão os passos:


1. A cafeteria Glass Wood, da EZHouse, já vem com o filtro, portanto derrame água quente no filtro e cafeteira e, em seguida, descarte a água na pia.

2. Adicione a quantidade desejada de café moído, cerca de 3 colheres de café por cada 1 xícara de água.

3. Despeje uma pequena quantidade de água quente apenas para cobrir o café, permitindo que ele inche e “desabroche” por 30 segundos.

4. Continue derramando a água em movimentos circulares, tentando ficar longe da parede do filtro para uma extração de melhor qualidade.


Uma vez que a quantidade desejada de café é fabricada tudo o que resta é saborear e desfrutar!


Você pode encontrar a cafeteira Glass Wood aqui:

https://www.ezhouse.com.br/cozinha/cafeteira-glass-wood/





65 visualizações

Copyright © 2018 EZ House Produtos e Dicas de Decoração

  • Pinterest - Círculo Branco
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon