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Como Definir Metas de Mídia Social para 2022 (+ Como alcançá-las)

Quer saber como criar metas realistas para o seu negócio? E o mais importante, como rastreá-las?

Você está no lugar certo. Neste post, vou compartilhar um guia passo a passo para definir metas de mídia social SMART.




Porque as metas de mídia social são importantes?

As mídias sociais são uma maratona, não uma corrida. E assim como uma maratona, alcançar a linha de chegada requer treinamento, tempo e paciência.

Definir metas de mídia social é entender onde você está e prever onde quer estar.

Sem elas, é difícil saber se sua estratégia está funcionando. E não estou falando de metas de vaidade, como aumentar sua contagem de seguidores ou obter mais curtidas.

Seus objetivos de mídia social podem e devem ser mais que isso. Quando fizer o planejamento do ano, lembre-se: seus canais de mídia social são uma ferramenta na sua caixa de ferramentas. E seus objetivos devem se alinhar e contribuir para seus objetivos gerais de negócios.

Como Definir Metas de Mídia Social: Um Guia Passo a Passo

  1. Considere Seus Objetivos Gerais de Marketing

  2. Identifique Métricas-Chave

  3. Revise Seu Desempenho Existente

  4. Defina Metas Realistas

  5. Meça Seus Resultados

  6. Relatório de Desempenho


1: Considere Seus Objetivos Gerais de Marketing

Quando se trata disso, seu conteúdo de mídia social deve ser uma extensão de seus esforços de marketing e negócios. Você está procurando gerar mais leads? Impulsionar as vendas? Construir reconhecimento de marca? Oferecer atendimento ao cliente?

Com uma ideia clara de seus objetivos gerais de marketing, você pode tomar decisões sobre sua estratégia de mídia social e o que é realmente importante para acompanhar e medir seu desempenho. Pergunte a si mesmo "por que" cada plataforma de mídia social é importante para a sua marca:

  • Por que você está postando no Instagram?

  • Por que você deveria aparecer no TikTok?

  • Por que você está começando um canal no YouTube?

  • Por que você precisa de uma estratégia no Twitter?

Saber por que você está aparecendo nesses canais, e entender como eles apoiarão seus objetivos de negócios, é fundamental.


2: Identifique Métricas-Chave

Depois de esclarecer seus objetivos, é hora de identificar as principais métricas. Métricas-chave, às vezes referidas como indicadores-chave de desempenho (KPIs), são as medidas nas quais você escolherá se concentrar e analisar. Há várias métricas de mídia social que você pode escolher. Aqui estão algumas das métricas que eu meço em meus canais:

  • Tráfego

  • Vendas

  • Inscrições

  • Visualizações do YouTube

  • Alcance

  • Engajamento

  • Crescimento do Público



3: Revise Seu Desempenho Existente

É exatamente aqui que uma auditoria de mídia social vai bem. Sei que não é a tarefa mais emocionante, mas é uma etapa necessária no processo de definição de metas. Pense nisso como limpeza de primavera — só que em vez de tirar o pó dos ventiladores de teto, você está polindo seu conteúdo de mídia social. Quando sua auditoria estiver concluída, dê uma olhada em suas descobertas. O objetivo final é garantir que tudo o que você compartilha daqui para frente tenha um propósito e esteja ajudando a apoiar os objetivos da sua marca.

Execute uma auditoria de mídia social hoje com a lista de verificação que montei para dowload.


Baixe gratuitamente abaixo!



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4: Defina Metas Realistas

Agora que você concluiu uma auditoria de mídia social e conhece suas principais métricas e objetivos de negócios, é hora de começar a definir metas. Recomendo definir metas de mídia social SMART:

  • Específica: Inclua detalhes para ajudá-lo a acompanhar o sucesso do seu conteúdo.

  • Mensurável: A meta tem que ser medida de alguma forma. É aqui que suas principais métricas entram em jogo.

  • Atingível: Este objetivo está no escopo? Seus objetivos devem ser desafiadores, mas ainda ao alcance.

  • Relevante: Esse objetivo está trabalhando para alcançar seus objetivos de negócios maiores?

  • Sensível ao tempo: Qual é a linha do tempo para esse objetivo?

Digamos que seu objetivo seja crescer no YouTube.

Veja como aplicar a estrutura SMART para tornar seu objetivo mais eficaz:

Específico Para tornar seu objetivo o mais específico possível, você pode dizer “Alcançar 400 mil visualizações totais de canais do YouTube em 2022”.

Mensurável Como você vai medir esse objetivo? Nesse caso, a métrica-chave que você medirá é visualizações.

Atingível Pergunte a si mesmo, esse objetivo é alcançável? É aqui que sua auditoria ajuda. Olhe para os seus números atuais e veja se essa meta do YouTube esta fora da realidade ou se é possível.

Relevante Vamos imaginar que um dos seus objetivos gerais de negócios seja criar mais conteúdo em vídeo. Em caso afirmativo, o objetivo escolhido é relevante.

Sensível ao tempo Para este exemplo, é sensível ao tempo porque há um prazo definido de “em 2022”.


5: Meça Seus Resultados

Uma vez que suas metas SMART estejam definidas, é hora de acompanhar e medir seu progresso e resultados.

Embora a medição de resultados pareça diferente dependendo de seus objetivos, ainda existem maneiras de agilizar o processo geral. A maioria das plataformas de mídia social fornece análises no aplicativo.


Eu uso o próprio "insights do instagram" para isso (tem post meu explicando como anallisar).


6: Relatório de Desempenho

Relatar sobre seu desempenho é um fator-chave para saber se você está alcançando seus objetivos.

Gosto de acompanhar como estamos marchando para nossos objetivos semanalmente e mensalmente.

O relatório semanal é uma verificação de pulso de alto nível, enquanto o mensal entra em muito mais detalhes.

“Para os relatórios mensais aqui da EZ Store, fazemos um mergulho profundo. Isso nos ajuda a girar ou ajustar coisas que não estão funcionando, ou dobrar as que estão.”

Em seu relatório, você pode incluir seus principais números métricos, comparações mês a mês ou ano após ano e se está no caminho certo para atingir sua meta final.

Pense no seu relatório mensal de mídia social como um resumo de suas vitórias, perdas e oportunidades.

Definir metas de mídia social não precisa ser assustador, especialmente quando você segue estes seis passos.

E lembre-se, a definição de metas é uma maratona, não uma corrida.


Pronto para iniciar seus relatórios mensais?


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